Outubro Rosa: É Possível Amamentar Durante o Tratamento de Câncer?

Mês de outubro chegou e a cor rosa o representa! Este movimento internacional chamado “Outubro Rosa” tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero.

O Que a Amamentação Tem a Ver com o Outubro Rosa?

Amamentar diminui o risco da mãe ter câncer de mama! Durante o aleitamento, as células da mama se renovam constantemente, promovendo uma grande alteração hormonal muito complexa. Essa mudança ajuda a diminuir o risco de câncer de mama em até 4,3% a cada 12 meses de amamentação. Além disso, algumas pesquisas ainda apontam que o ato de amamentar pode reduzir o risco de câncer de mama na pós-menopausa. Portanto, quanto mais tempo a mãe amamenta, menores são as chances de desenvolver um tumor no futuro. Por isso, amamente e encoraje o aleitamento materno!

É Possível Amamentar Durante o Tratamento de Câncer?

Uma dúvida frequente que surge durante o Outubro Rosa é se é possível amamentar durante o tratamento de câncer. A resposta é não! Durante o tratamento oncológico, a mulher não pode amamentar de forma alguma, pois existe o risco de passar a medicação pelo leite e afetar o bebê. Assim, os profissionais de saúde que acompanham a família devem pensar em formas alternativas para garantir uma alimentação saudável ao bebê, seja por meio de banco de leite ou suplementos indicados pelo pediatra.

Já Tive Câncer de Mama, Posso Amamentar?

Além disso, algumas mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama e estão em seguimento podem, sim, realizar o aleitamento. Pacientes que retiraram uma das mamas (mastectomia) e têm a outra sem alterações podem amamentar também. Em mulheres que fizeram a retirada parcial da mama, a amamentação dependerá do tipo de cirurgia realizada e de como o câncer se manifestou. Portanto, se os dutos que levam o leite até o mamilo não tiverem sofrido alteração, a amamentação ocorre naturalmente.

Conclusão

Neste Outubro Rosa, é fundamental promover a conscientização sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. Amamentar pode ser uma forma eficaz de prevenção, mas é sempre importante consultar profissionais de saúde durante o tratamento oncológico. Lembre-se de que cuidar da sua saúde é o primeiro passo para cuidar do seu bebê.

Conheça Helaine Mocelin: Consultora Internacional em Lactação/Amamentação

Helaine Mocelin, uma renomada enfermeira e consultora internacional em lactação, é uma figura central na promoção da amamentação. Com mestrado e doutorado em PPGSC/UFES, Helaine tem uma vasta experiência, tendo atendido mais de 2.000 famílias ao longo de sua carreira. Sua expertise e dedicação fazem dela uma referência essencial no apoio à amamentação.

Acompanhe a profissional em suas mídias sociais clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *