Aprenda Como Alivar Enjoos na Gravidez com Estratégias de Alimentação!

Olá, eu sou Tatiana Magri, nutricionista especialista em gestantes, e hoje, vou te mostrar como passar por uma gestação mais saudável, com uma alimentação que te permite aliviar os famosos enjoos na gravidez.

Antes mesmo de descobrirmos a gestação, eles já começam a dar sinais. Iniciam devagar e aos poucos vão se intensificando. Como já dissemos anteriormente, uma alimentação adequada pode auxiliar nesse processo para diminuir os sintomas. Com algumas dicas simples, você pode aprender a atravessar melhor essa fase. Vamos lá?

Entendendo e Gerenciando os Enjoos na Gravidez

O aparecimento dos enjoos no início da gestação se dá em função do aumento da produção dos hormônios progesterona e estrogênio. A progesterona começa a aumentar já nas primeiras semanas de gestação, e é responsável pelo sucesso da implantação do embrião no útero e pela formação da placenta.

Um dos principais efeitos desse hormônio é a redução dos movimentos intestinais, aumentando o tempo de permanência dos alimentos no estômago e intestino, o que favorece o aparecimento de azia, refluxo, prisão de ventre e os enjoos.

A sensibilidade aumentada aos cheiros também é um fator que favorece o aparecimento de enjoos na gravidez. Neste caso, é importante evitar cheiros que incomodem, principalmente próximo às refeições. Evite trocar o lixo pela manhã e utilizar perfumes fortes ao longo do dia.

Caso o odor de temperos como alho e cebola incomode, peça para que uma outra pessoa processe esses alimentos antes de preparar a comida. E fique tranquila, porque assim como os enjoos, esse sintoma também tende a diminuir com a evolução da gestação!

Estratégias à Mesa: Prevenindo os Enjoos com Escolhas Alimentares Inteligentes

Algumas estratégias alimentares são nossas aliadas no combate e prevenção dos enjoos no primeiro trimestre da gestação. Veja abaixo quais são e como você pode iniciá-las em sua rotina.

1) Tenha sempre por perto um pote com biscoitos água e sal ou torradas integrais.

Caso você acorde sempre enjoada, vale até deixar um pote ao lado da cama. Ao acordar consuma 1 unidade de biscoito ou de torrada (o ideal é não passar manteiga ou requeijão e nem ingerir líquidos junto). Vá mastigando bem devagar e respire fundo. O enjoo vai passar.

Essa é uma técnica amplamente encontrada nos livros de nutrição e que pude ver como funciona muito bem na prática. Espere alguns minutos até se sentir realmente bem para que possa tomar seu café da manhã sem sustos.

2) Beba bastante água.

A ingestão adequada de líquidos ao longo do dia ajuda a diminuir os enjoos. A recomendação é beber aproximadamente de 2 a 3 litros de água por dia. Mas atenção: evite o consumo durante as grandes refeições (almoço e jantar) pois isso está relacionado ao surgimento de azia e refluxo.

3) Não fique muitas horas sem se alimentar.

Longos intervalos entre as refeições fazem com que os enjoos sejam mais frequentes e acompanhados de azia. Ao fracionar a alimentação, você irá comer uma quantidade menor de alimentos a cada refeição, o que facilitará a digestão.

Quando ficamos muitas horas sem nos alimentar, costumamos sentir fome com mais intensidade, o que nos leva a consumir mais alimentos por vez. Isso prejudica a digestão, uma vez que os alimentos permanecem mais tempo no estômago durante a gestação, ocasionando azia, refluxo e facilitando o aparecimento dos enjoos. Sendo assim, consuma de 5 a 6 refeições por dia!

4) Evite deitar-se logo após as refeições.

Realizar esta ação aumenta a chance de desconforto, azia e refluxo ácido durante o descanso. Evite também alimentos muito condimentados ou apimentados, prefira temperos mais suaves. Da mesma forma, procure não consumir frituras/alimentos gordurosos ou com cheiro forte, pois podem causar intolerância.

5) Consuma Limão e Gengibre: Seus aliados.

Um alimento que costuma auxiliar muito na gravidez é o gengibre. Consumi-lo puro ou alimentos que o contenham, ajuda a aliviar os enjoos na gravidez.

O limão, em si, também auxilia no combate desses sintomas. Você pode fazer uma água saborizada de limão: higiene bem a fruta, corte algumas fatias e deixa-as na jarra de água, e pronto, beba um copo pela manhã.

Para combater o incômodo dos cheiros, aconselho a cheirar limões. O odor da fruta ajuda a bloquear os demais.

6) Por último, não durma sem ter se alimentado.

A realização do jantar e da ceia são importantes para garantir a energia necessária para as longas horas de sono. Dormir sem se alimentar adequadamente fará com que os enjoos sejam mais intensos ao acordar.

Utilizando essas estratégias você irá passar pelo primeiro trimestre de maneira mais confortável, deixando os enjoos de lado. Essas técnicas deram muito certo para mim, na minha gravidez! E lembre-se: a alimentação é um fator importante para a saúde da mãe e do bebê desde o início da gestação. Sendo assim, converse com seu nutricionista.

Juntos vocês encontrarão o plano alimentar mais indicado às suas necessidades e adequado a sua rotina. E em casos de enjoos e vômitos intensos e frequentes, procure o médico que acompanha seu pré-natal. Ele irá indicar o melhor tratamento para você.

@tatianamagrinutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *