Aproveitando o retorno às aulas, gostaria de falar um pouco sobre a queixa de dificuldade na aprendizagem escolar, que é uma reclamação frequente das famílias durante as consultas. Afinal, quando é necessário procurar uma avaliação com o neuropediatra?
Como Identificar a Dificuldade na Aprendizagem Escolar
Quando se trata de dificuldade na aprendizagem escolar, é importante avaliar o contexto em que a criança ou o adolescente está inserido. Ao identificar problemas de aprendizagem, a família deve:
- Conversar com os professores: Discutir o desempenho da criança ou do adolescente. Nem sempre notas baixas significam necessariamente uma dificuldade em aprender.
- Revisar o plano pedagógico: Avaliar se o plano pedagógico está adequado às necessidades da criança ou do adolescente.
- Analisar saúde e hábitos: Verificar o padrão de sono, a qualidade e os horários de alimentação, a prática regular de exercícios físicos e o uso excessivo de telas (TV, celular e computadores).
Quando Buscar Avaliação Médica
Após um diálogo entre pais e professores, e se, após todas as adequações necessárias, persistir a dificuldade na aprendizagem escolar, uma avaliação médica é necessária para investigar possíveis transtornos relacionados ao desenvolvimento das habilidades escolares.
Importância do Diagnóstico e Estratégia
Uma avaliação detalhada permitirá um diagnóstico correto, o que proporcionará o delineamento de uma estratégia eficaz para que cada criança ou adolescente possa atingir o máximo de seu potencial.
Dra. Juliana Vilaça Vaz
Neurologista Pediátrica | Mídias Sociais
CRM 183.624 / RQE 93601
Explore Mais!
Quer saber mais sobre como apoiar o desenvolvimento infantil e estimular o interesse pelo aprendizado? Confira esses artigos imperdíveis:
- 4 Brinquedos Educativos que Promovem Habilidades Cognitivas e Motoras
- Apoio ao Desenvolvimento: 5 Estratégias para Pais e Cuidadores de Crianças Autistas
- Lendo com os Pequenos: Dicas para Estimular o Interesse pela Leitura Desde a Primeira Infância
Aprofunde seus conhecimentos e encontre mais dicas valiosas para o desenvolvimento e aprendizado das crianças!