Pré-natal do mamá: a construção da amamentação!

Tornar-se pai e mãe é uma importante transição na vida de todos os membros da família, envolve mudanças e desafios em todos os aspectos da vida do casal. 

As mudanças são desde físicas, emocionais e estruturais, mas também implica no movimento de como desejam criar, cuidar e educar o novo membro da família. 

Os pais se envolvem nesse processo buscando por informações sobre como conduzir a gestação do ponto de vista nutricional, implementando exercícios preparatórios para o parto, iniciam a fisioterapia pélvica, constroem seu plano de parto, procuram cursos preparatórios de como cuidar do bebê e a esse momento nomeamos como compromisso e antecipação no processo de transição da paternidade. 

A amamentação ocorre no contexto de transição para paternidade e a busca por profissionais com expertise no apoio na amamentação tem sido cada vez mais frequentes!

A amamentação exclusiva até os seis meses, prioritária no primeiro ano de vida e prolongada até os 2 anos é o padrão ouro de alimentação.

A construção da amamentação se inicia ainda na gestação com informações“, mas somente elas não serão o suficiente, devem ser combinadas com apoio instrumental e prático. O início positivo da amamentação no seio é essencial durante o período de pós-parto, porque as experiências individuais dos pais influenciam as informações que eles coletam a decidir iniciar e continuar a amamentação.

Muitas famílias chegam até o profissional que trabalha com amamentação, assustados ou temerosos, após conversarem com os seus pais ou outros casais próximos ou de amigos que tenham passado por situações desafiadoras no começo da amamentação ou que tenha fadado o fim em um desmame precoce, a custo de muita dor e sofrimento. 

A verdade é que o pré-natal do mamá é fundamental para construção e planejamento da amamentação. Vamos a algumas informações muito importantes para busca de um profissional que te apoie na sua amamentação:

  1. Que ele te apresente sobre o que esperar em cada fase da produção de leite e se há riscos de atraso na sua produção ou saída de leite, que indiquem a coleta de colostro pré-natal ou uso de recursos para iniciar sua amamentação;
  2. Suas escolhas em amamentação precisam ser informadas e conscientes, então seu consultor deve te contar sobre os impactos que os bicos artificiais podem resultar no desmame precoce (antes dos 12 primeiros meses de vida do seu bebê) e se decidir pelo uso continuará ao seu lado apoiando respeitosamente suas escolhas;
  3. As primeiras 6 semanas são cruciais para manutenção da sua amamentação, e tudo que fizer neste momento impactará sua história de amamentação. Tenha a certeza de que terá apoio profissional em amamentação para proteger a sua produção de leite, garantir a segurança alimentar do seu bebê e o quanto antes ter mãe e bebê desfrutando da nutrição direto no seio.

Lembre-se que você precisa de informações realistas, precisas e suficientes, porque afinal de contas você se tornará especialista do seu próprio bebê!

Marcela Moreira

(11) 971733146

Enfermeira Neonatal e Pediátrica

Consultora Internacional de Lactação

Educadora Parental e atuação consciente

Mãe da Bia de 12 anos e dois cachorrinhos lindos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *